3ª Bienal da EBA comemora 195 anos da escola com vasta programação cultural

No auge de seus 195 anos, a Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ comemora seu aniversário com a “3ª Bienal da EBA”. O tema desta edição é “Contradição”, e no acervo há trabalhos dos artistas de seus 14 cursos de graduação e dos discentes de pós-graduação. O evento, cujas obras representam a atual produção artística da escola, conta também com obras de artistas convidados e com debates e seminários.

A Bienal traz a EBA como um dos principais polos de formação de artistas no país. Segundo o professor Antônio Guedes, coordenador da Bienal, o evento procura refletir sobre a importância da convivência entre a tradição e a contemporaneidade.  “Mergulhar nessa instituição de temporalidade ambígua é entrar num ambiente no qual a diversidade de modos de pensar que a EBA abriga se mostra num rico e profícuo diálogo", acrescenta o professor.

O evento teve início no dia 1º de dezembro e durará até o dia 18 do mesmo mês. No primeiro dia, os artistas Eduardo Machado e Fábio Neves se apresentaram com obras do cancioneiro tradicional e popular brasileiro. Neste fim de semana, dias 2 e 3,  haverá performances e uma conversa com Daniela Labra e o público.

A “3ª Bienal da Escola de Belas Artes da UFRJ” acontece na Casa de Cultura Professor Almir Paredes, na Glória, Rua Benjamim Constant, 48. Sempre de terça a domingo, das 14h às 20h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.