">Com o título de melhor tese de doutorado de 2011, Bárbara Cobo Soares, estudante do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, recebeu o prêmio Haralambos Simeonides 2011 da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O prêmio, que objetiva estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre a indústria brasileira, deu mérito ao trabalho de Bárbara sobre transferências de renda.

Estudante da UFRJ recebe prêmio Haralambos Simeonides por tese de doutorado

Com o título de melhor tese de doutorado de 2011, Bárbara Cobo Soares, estudante do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, recebeu o prêmio Haralambos Simeonides 2011 da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O prêmio, que objetiva estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre a indústria brasileira, deu mérito ao trabalho de Bárbara sobre transferências de renda, que tinha como orientadora a professora Lena Lavinas, do IE.

Em sua tese, “Sistemas focalizados de transferência de renda: contextos e desafios ao bem-estar”, Bárbara analisou a adoção de sistemas focalizados de transferência condicionada de renda monetária nos países europeus   e latino-americanos para então avaliar a configuração desse sistema no Brasil. Instrumentos federais, como o Cadastro Único e o Bolsa Família, foram estudados, assim como questões sobre a amplitude e a institucionalidade desses programas.