Durante a cerimônia de encerramento da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac) e do “8º Congresso de Extensão”, ocorrida no último dia 18, foram entregues os certificados de melhor trabalho e menção honrosa aos alunos premiados nos encontros.

">Durante a cerimônia de encerramento da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac) e do “8º Congresso de Extensão”, ocorrida no último dia 18, foram entregues os certificados de melhor trabalho e menção honrosa aos alunos premiados nos encontros.

">
Categorias
Memória

Premiação encerra Jicac e Congresso de Extensão

Durante a cerimônia de encerramento da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac) e do “8º Congresso de Extensão”, ocorrida no último dia 18, foram entregues os certificados de melhor trabalho e menção honrosa aos alunos premiados nos encontros.

Premiação da Jicac e Fórum de Extensão. Foto de Marco Fernandes.Durante a cerimônia de encerramento da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac) e do “8º Congresso de Extensão”, ocorrida no último dia 18, foram entregues os certificados de melhor trabalho e menção honrosa aos alunos premiados nos encontros. A Jicac e o Congresso de Extensão fazem parte da “2ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ”, realizada entre os dias 3 e 11 de outubro. Foram apresentados mais de quatro mil trabalhos de estudantes dos diferentes cursos de graduação da universidade, incluindo os  dos polos de Macaé e Xerém.

Após a entrega dos prêmios, realizada no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN−UFRJ), houve a apresentação da peça “Método Científico”, de autoria de Leopoldo Méis,  professor emérito do Instituto de Bioquímica Médica (Ibqm−UFRJ).

Trabalhos premiados do “8º Congresso de Extensão”:
Memórias de uma Comunidade: o Empoderamento Social dos Moradores da Vila Residencial por Meio da sua Memória;

Cia. de Dança Contemporânea: Formando Plateia em Dança;

A Constituição de Associação Civil para Exercício do Usucapião Coletivo: a Experiência da Portelinha;

O Planetário Inflável do Observatório do Valongo: 10 Anos Divulgando e Ensinando a Gostar de Astronomia;

Direito Humano à Moradia: Projeto de Regularização Fundiária e Urbanística no Horto/Jardim Botânico;

Projeto de Extensão Saúde Reprodutiva e Sexual dos Adolescentes da Escola Estadual Júlia Kubitscheck do Rio de Janeiro e a Garantia do Acesso aos Serviços de Saúde para os Adolescentes no Hospital-Escola São Francisco de Assis da UFRJ;

Eletrificação de Comunidades Isoladas: Desafios e Soluções Utilizando Fontes Alternativas de Energia em Paraty;

Município de Nova Friburgo: (Re)Inserção de Trabalhadores na Cadeia Produtiva Local através da Economia Solidária;

Hábito de Leitura e Entendimento das Informações dos Rótulos de Alimentos pelos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Macaé.

Trabalhos premiados da “33ª Jicac”:

Nova Amostra de Juliomys pictipes do Norte Fluminense Revela Maiores Níveis de Estruturação Geográfica na Espécie;

Uma Poética de Construção: O Espaço e o Tempo em “Ópera dos Mortos”;

Concentração de Metais de Placas de Circuitos Impressos;

Educação, Cativeiro e Liberdade: Projetos e Experiências de Escolas para Libertos e Livres de Cor no Rio de Janeiro, Século XIX;

Em Busca de uma Nova Terapia para Doenças Neurodegenerativas: Estudo de um Peptídeo Mimético ao Fator Neurotrófico Derivado de Glia;

Análise Antracológica no Sambaqui de Cabeçuda (Laguna, SC): Contribuição ao Estudo da Paisagem e Uso da Madeira em um Importante Sambaqui do Sul do Brasil;

L(2,1) − Coloração de Grafos;

Efeito Estimulatório da Insulina sobre a Atividade da Oxidase Dual (DuOx) Tireoidea;

A Questão de Cotas no Brasil: Diálogos Institucionais e Fundamentos Constitucionais- Democráticos