Eventos no Ifcs encerram o mês de novembro

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ sedia, de 21 a 30 de novembro, uma série de eventos com temáticas e formatos variados. A programação inclui o colóquio “Novos Alinhamentos Globais”, o lançamento do livro Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina e o sarau da revista Estrelas Vagabundas.

Através de iniciativa do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-UFRJ), no dia 22, acontece o seminário “Etnografia da duração: a pesquisa antropológica no banco de imagens e efeitos visuais”, com Cornelia Eckert, professora do programa, e Ana Luiza Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encontro tem início às 17h na sala 109 do Ifcs.

Os eventos seguem com o colóquio “Novos Alinhamentos Globais”, promovido pelo Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia da UFRJ (Lehc-UFRJ), nos dias 23, 24 e 30 de novembro. Serão discutidas políticas nacionais e internacionais. Informações e inscrições estão disponíveis no site.

Com a organização do Laboratório de Pesquisa Khôra – Filosofias da Alteridade, ligado ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ, o Ifcs promove o seminário “Disseminações” com a palestra "Pensar com(o) os índios: a outra metafísica e a metafísica dos outros", no dia 23 de novembro. O encontro acontece na Sala Celso Lemos, a partir das 15h. As informações podem ser obtidas no site.

O seminário “A teoria da relação na filosofia de Tomás de Aquino e seus pressupostos filosóficos”, com Thales Bittencourt, professor do Programa de Pós-graduação Lógica e Metafísica (PPGLM-UFRJ), acontece dia 23 de novembro. As atividades iniciam-se às 14h na sala 320B. Informações estão disponíveis na página virtual do Ifcs-UFRJ.

Já o lançamento da terceira edição da revista literária Estrelas Vagabundas ocorre no dia 24, no pátio do Ifcs. O sarau acontece a partir das 18h. Finalmente o evento “Patrimônio, memória e urbanismo”, com a professora Lúcia Lippi, acontece no dia 25, na sala 420, a partir das 14h30. Entre os objetivos estão explorar as relações estruturais de processos de construção, demolição e preservação de estruturas arquitetônicas. As informações podem ser obtidas no site.

O Ifcs fica no Largo de São Francisco, nº 1, Centro.