">O “Cine na 5ª” é um projeto cultural-educativo desenvolvido pela Coordenação de Extensão do Museu Nacional UFRJ. Ao articular as unidades de ensino e pesquisa da universidade, procura democratizar o acesso a bens culturais e ao conhecimento científico, além de estreitar a relação da própria universidade e do museu com a sociedade.

Museu Nacional democratiza a Sétima Arte

O “Cine na 5ª” é um projeto cultural-educativo desenvolvido pela Coordenação de Extensão do Museu Nacional UFRJ. Ao articular as unidades de ensino e pesquisa da UFRJ, o evento procura democratizar o acesso a bens culturais e ao conhecimento científico, além de estreitar a relação da própria universidade e do museu com a sociedade.

O “Cine na 5ª” promove sessões gratuitas de cinema no Auditório Roquete Pinto do Museu Nacional, sendo alternativa para a carência de equipamentos culturais no bairro de São Cristóvão. As próximas datas são 19 de novembro, 3 e 17 de dezembro, e estão abertas ao público.

Desde agosto, são apresentadas sessões de filmes, como o curta Vida Maria e o longa O Garoto, para alunos da Escola Municipal Portugal. O cinema é apresentado para eles como um veículo a serviço da educação, permitindo o exercício da crítica. As crianças são incitadas a descrever seus sentimentos após a exibição.

As sessões acontecem aos sábados em dois horários: às 12h e 15h.