Unesco lança concurso para homenagear vítimas da escravidão

Foi lançado pela Unesco e pela Comissão do Memorial Permanente das Nações Unidas um concurso de design para a criação de um memorial, que será permanente, em homenagem às vítimas da escravidão e do tráfico de escravos. O evento de caráter internacional apresenta o tema “Reconhecer a tragédia e conhecer o legado para que não nos esqueçamos” e premiará o vencedor com 50 mil dólares.

Segundo a Unesco, o concurso encontra-se no âmbito do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o qual visa o fortalecimento de ações nacionais e internacionais para benefício dos descendentes de africanos em relação aos seus direitos e à sua participação íntegra na sociedade. Além disso, esse evento internacional contribui para a implementação da Declaração de Durban e de seu plano de ação, que luta contra o racismo, a xenofobia e qualquer tipo de intolerância.

Os profissionais das artes visuais que desejam participar do concurso deverão enviar seus trabalhos até o dia 19 de dezembro. Na primeira fase do concurso, serão escolhidos 16 semifinalistas por um comitê formado por membros da Unesco e outros profissionais. Já na segunda fase, um painel internacional de juízes escolherá sete finalistas que irão para Nova Iorque para, em seguida, escolher o vencedor, que será anunciado no dia 1º de abril de 2012.

Para mais informações sobre o concurso e outros detalhes sobre o Ano Internacional dos Afrodescendentes e assuntos relacionados, acesse http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/international-competition-for-a-permanent-memorial-to-honour-the-victims-of-slavery/#c284408.