15º Profundão reflete sobre os últimos 40 anos da Engenharia de Produção no Rio de Janeiro

Na última terça-feira (9), teve início o "15º Profundão", encontro anual de Engenharia de Produção. O evento neste ano tem o tema "Engenharia de Produção: uma Fábrica de Conquistas", abordando realizações e conquistas dos engenheiros de produção nos 40 anos que se passaram desde a criação do primeiro curso no estado do Rio de Janeiro, na UFRJ.

O evento começou no auditório do bloco A do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) com a mesa "Rio de Janeiro: há 40 anos formando Engenharia de Produção. O que mudou?", presidida por Carlos Cosenza e com a presença dos palestrantes Carlos Frederico Barros e Carlos Henrique Morandini Fontes, que foi da primeira turma de Engenharia de Produção formada na UFRJ, em 1973. Ambos mostraram seus extensos e diversificados currículos, mostrando como a Engenharia de Produção é uma área flexível.

Carlos Frederico Barros enfatizou essa versatilidade: "Essa visão integrada que o curso nos dá facilitou muito uma permeabilidade por toda a estrutura organizacional da empresa. Eu diria que esse foi o maior gancho na minha carreira, porque eu mudava de empresa e de setor dentro da empresa: era da área de TI, ia pra garantia de qualidade, depois para o RH, chão de fábrica. E mudava também de conteúdo tecnológico do processo produtivo: área têxtil, de embalagens plásticas, metalúrgica, serviços bancários”. Também foi destacada a "engenharia do entretenimento", voltada a grandes eventos que possuem sistemas complexos de operação. Essa área é particularmente importante no Rio de Janeiro, que recebe cada vez mais megaeventos.

O evento
O "15º Profundão" é um evento organizado pelos alunos de Engenharia de Produção da UFRJ com a intenção de aproximar estudantes do curso de profissionais da área e familiarizá-los com o mercado. Até quinta-feira (10), serão realizadas palestras, minicursos, visitas técnicas, painéis, sessões técnicas e exposições. Mais informações no site: