Categorias
Memória

Professoras da UFRJ participam de debates sobre Michael Haneke

A fita branca, de 2009, é o mais recente filme do austríaco Michael Haneke, e conta a história de crianças e adolescentes de um vilarejo alemão, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, que promovem atrocidades contra os adultos que os oprimem e violentam. É nesse clima de instabilidade emocional e violência de seus filmes que a Caixa Cultural apresenta o ciclo de debates “Ódio, injustiça e exceção: em torno de Michael Haneke”, entre os dias 8 e 18 de novembro, sempre às 20h, com participação das professoras Ivana Bentes e Ieda Tucherman, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

Os debates fazem parte do evento “A imagem e o incômodo: o cinema de Michael Haneke”, com exibição de todos os filmes do diretor, a maioria inéditos no Brasil e recomendados para maiores de 18 anos.

Ivana Bentes, diretora da ECO, estará presente nesta terça-feira (8/11) para o debate “Destruir controles remotos: estética, política e agressão”. Já Ieda Tucherman discutirá o tema “Guerra civil e extinção da moral humanitária”, na próxima quarta-feira (9/11).

Os filmes exibidos na mostra e outras atividades podem ser encontradas no site do evento. A Caixa Cultural localiza-se na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro.