Pós-graduandos em Comunicação apresentam trabalhos sobre jornalismo popular

O jornalismo popular foi o foco de debate ocorrido nesta sexta-feira (04/11), no segundo dia do “9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo”. Estudantes de pós-graduação em Comunicação apresentaram trabalhos sobre o ramo do jornalismo impresso que mais vende atualmente. Por meio de manchetes que tratam de esportes, celebridades e violência, veículos como Meia Hora e Expresso são voltados para a classe C, principalmente.

Francislene Pereira de Paula, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), afirmou que o público do jornal popular é exigente e deseja encontrar na imprensa uma prestação de serviços e entretenimento. A pós-graduanda acredita que os jornais populares estão formando novos leitores e que o desafio dos veículos de comunicação é saber quem são e o que desejam. “As pessoas leem o que querem ler ou leem o que lhes é disponível?”, analisou.

A pesquisadora considera um erro o conceito de que a população de baixa renda seria desinteressada por política e economia. “Isso delimita a função do indivíduo na sociedade e não o põe em um discurso central”, afirmou. Francislene atribuiu a grande circulação de veículos populares ao fato de eles concentrarem suas vendas através de promoções de celulares e outros utensílios.

A sessão foi coordenada pelos professores Paulo Cesar Castro, da ECO-UFRJ, e Thays Helena Silva Teixeira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A docente apresentou trabalho sobre jornalismo cidadão e comunicação comunitária. Alciane Nolibos Baccin e Kellen Mendes Höehr, ambas pós-graduandas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande Sul, apresentaram trabalhos sobre o caso da estudante Geyse Arruda e do atropelamento de ciclistas em Porto Alegre em 2010 por um automóvel, respectivamente.

O “9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo” ocorre até sábado (05/11), ECO-UFRJ e no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Ambos localizam-se no campus da Praia Vermelha da UFRJ (Avenida Pasteur, 250, Urca).