Evento na ECO debate o século da mídia

Com uma geração inserida nas redes sociais e o jornalismo tradicional dando cada vez mais importância à internet, o “9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo” (SBPJor) tem como tema principal o debate “Jornalismo e Mídias Digitais”. A edição deste ano do evento acontece na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e vai até o dia 5 de novembro. A primeira palestra ocorreu no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), na última quinta-feira (3/11), sob o tema “Jornalismo e Mídias Digitais: resistências possíveis na Web 2.0”. O evento é gratuito para estudantes de graduação da ECO-UFRJ.

Mediada pela professora Cristina Rego Monteiro, que ministra aulas de Jornalismo em Mídias Digitais e Técnicas de Reportagem, a mesa contou com a presença do escritor italiano Vito Giannotti; do professor de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Viktor Chagas, editor do site colaborativo “Overmundo”; e de Emerson Claudio Nascimento, mais conhecido como MC Fiell, cantor de hip hop e morador da comunidade Santa Marta.

MC Fiell considera que a internet não é um veículo democrático, pois os moradores das favelas não têm dinheiro para pagar pelo serviço. Detido pela polícia há um ano por coordenar a Rádio Santa Marta, ele considera que o direito de comunicação está reservado às elites. “Fomos criminalizados. Autoridades entraram na rádio sem mandado e nos puniram. A mídia tradicional reforça a marginalização das rádios comunitárias nos chamando de piratas”, disse ele. Autor do livro Da favela para as favelas, MC Fiell disse que lutará para retomar a Rádio Santa Marta e que os pobres precisam ter mais acesso à informação para obterem cidadania.

Vito Giannotti, especializado em Comunicação para a classe trabalhadora, afirmou que o povo deve usar de todas as ferramentas de comunicação disponíveis para acabar com a hegemonia da mídia capitalista, chamada por ele de “casa grande”. Giannotti chama o século XXI de “o século da mídia”. “É tudo junto: imprensa escrita, internet, rádio, televisão.”

Viktor Chagas destacou a lógica da hipermidiação, onde todos viram e produzem mídia. O jornalista ressaltou a questão de que os serviços, com a difusão da web, estão crescendo. “Se um ônibus passa direto pelo ponto, a pessoa já saca o celular para filmar a placa e postar na internet. Com isso, não se tem mais o processo do envio de uma carta para as mídias tradicionais”, analisou.

O auditório do CFCH fica no campus da UFRJ na Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, Urca). Para mais informações, o evento conta com site, conta no Facebook e Twitter.