">No último dia 27, coordenadores e docentes dos cursos noturnos e representantes da Reitoria se reuniram mais uma vez para discutir e propor soluções de caráter imediato para alguns problemas que enfrentam no processo de estruturação.

Docentes se reúnem para discutir cursos noturnos

Encontro de docentes dos cursos noturnos. Foto de Marco Fernandes.No último dia 27, coordenadores e docentes dos cursos noturnos e representantes da Reitoria se reuniram mais uma vez para discutir e propor soluções de caráter imediato para alguns problemas que enfrentam no processo de estruturação. No encontro, que ocorreu no Restaurante Universitário da Cidade Universitária, a professora Nedir do Espírito Santo, diretora adjunta de graduação do Instituto de Matemática (IM-UFRJ), apresentou um panorama da atual situação dos cursos noturnos, mostrando através de um documento que o GT está discutindo as demandas de cada unidade e buscando soluções para elas.

Um exemplo de que o trabalho do GT tem dado frutos é a ampliação do horário de atendimento das seções de ensino, da Divisão de Registro de Estudante (DRE) – que agora funciona até as 20h –, da Divisão de Assistência Estudantil (DAE), da xerox, entre outros serviços como a melhora na iluminação do campus e no transporte.

A professora Nedir, que é umas das coordenadoras do grupo de trabalho instituído para a estruturação dos cursos noturnos, ressaltou ainda que é importante a estruturação dos cursos noturnos, pois “eles têm a função de formar aqueles estudantes que precisam trabalhar durante o dia”.

Outra conquista do GT é a inclusão de mais duas opções de saída do transporte gratuito que a UFRJ oferece. A partir do dia 1º de novembro, haverá uma saída da Praia Vermelha para a Cidade Universitária, às 15h30, e outra da Cidade Universitária para a Praia Vermelha, às 22h30. A partir de 2012, os restaurantes universitários começarão a oferecer refeições no período noturno. Haverá também a compra de datashows para equipar as salas de aulas. Outra proposta é que no ano que vem a Jornada de Iniciação Científica e Cultural seja realizada também no horário noturno. Outra demanda dos cursos noturnos são servidores técnico-administrativos para o turno da noite.

De acordo com a diretora da Faculdade de Letras e uma das coordenadoras do GT, professora Eleonora Ziller, outros encontros para discutir as demandas dos cursos noturnos estão sendo planejados. “A ideia é que os docentes tragam as críticas e reflexões para melhorar a estrutura dos cursos noturnos”, destaca.

Trânsito
Outra questão que preocupa os coordenadores dos cursos noturnos e docentes é o trânsito na Cidade Universitária. Os docentes relatam que, em função dos grandes engarrafamentos que se formam nos acessos à Cidade Universitária, os estudantes não conseguem chegar a tempo nas aulas, o que, consequentemente, atrapalha na formação dos mesmos. A pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6), professora Araceli Cristina de Sousa Ferreira, afirmou que estão sendo feitos mais investimentos em transporte, contudo, a universidade não pode resolver todos os problemas. "Existem coisas que a UFRJ pode fazer e outras que ela não pode resolver. Nas que podemos resolver, temos o maior empenho em fazê-lo."

Ela afirmou ainda que estão tentando solucionar os problemas de trânsito no campus, e uma opção é a instalação de cancelas eletrônicas, nas quais passarão apenas motoristas cadastrados, o que evitará que outros motoristas utilizem o campus para cortar caminho e, assim, aumente ainda mais o fluxo de trânsito dentro do campus.

Segurança
Em relação à segurança, a professora Eleonora afirmou que está se trabalhando na questão da sensação de segurança no campus através da iluminação e da instalação de câmeras no ponto de ônibus da Letras. "Os problemas são muitos, mas estas ações são importantes para sabermos que estamos sendo cuidados", afirma Ziller.