Importância da qualidade de vida dos funcionários é tema da 4ª SPEtro

“Durabilidade, qualidade e segurança”. Essas são as vantagens que a empresa norueguesa petrolífera Statoil tem a oferecer para seus funcionários e clientes. E também foi sobre esse tema que as representantes da petrolífera falaram na palestra durante a ”4ª Semana de Petróleo e Gás da UFRJ” (SPEtro).

A gerente de Recursos Humanos Fernanda Neves e a engenheira de complementação Daniela Leite estiveram na manhã do dia 25 de outubro no auditório do CT2 falando sobre como é trabalhar na Statoil. Elas deram destaque aos quatro principais valores da empresa: “Corageous, open, hands on e caring” (Coragem, estar aberto, mãos na massa e cuidado).

Corageous porque na Statoil os funcionários assumem riscos para gerar resultados. Open significa que na empresa “todos dizem o que pensam e também esperam ouvir os outros”, como explicou Fernanda. As reuniões mensais e o fato de todos trabalharem em baias, inclusive os chefes (facilitando, assim, a comunicação), são provas desses valores.

Hands on significa envolvimento. Segundo a representante do RH, “nenhum gerente fica só observando o trabalho dos outros. Todos se envolvem nos projetos". E caring tem a ver com o cuidar dos clientes, dos fornecedores e, principalmente, dos funcionários. A empresa oferece inúmeros benefícios de trabalho, desde plano de saúde completo e transporte, até curso de Inglês (para aprimoramento) e financiamento da educação dos filhos.

Além disso, a empresa acredita que o entrosamento entre os funcionários é fator crucial para a qualidade do trabalho. Para que isso ocorra, os horários flexíveis e os eventos da empresa (festas temáticas, gincanas, entre outros) são indispensáveis. “Esse é o ambiente de trabalho que gostamos de ter, uma coisa mais descontraída”, afirmou Fernanda.

A atuação da Statoil no Brasil

A Statoil Brasil tem como “carro-chefe” o Projeto Peregrino, o maior fora da Noruega. Localizado na Bacia de Campos (RJ), possui duas plataformas fixas amarradas a uma unidade flutuante de armazenamento e descarregamento (FPSO). A expectativa para o próximo ano é de que passem a ser produzidos 100 mil barris por dia.

De acordo com Daniela, a tecnologia implantada – produzida no Brasil – e o potencial energético do projeto são “provas de que a Statoil pode operar fora da Noruega”.

A Statoil ASA é uma empresa norueguesa com sede na cidade de Stavanger (noroeste do país), que trabalha na extração de gás natural e petróleo. Fundada em 1º de outubro de 2007, está totalmente integrada com operações de produção em treze países e operações de varejo em oito.

Oportunidade de estágio na Statoil

A Statoil está com cerca de 20 vagas para estagiários para o próximo ano. Podem enviar currículos os alunos que forem se formar na graduação ou no mestrado em Geologia, Geofísica, Petrofísica e nas Engenharias de Petróleo, de Produção, de Reservatório, Mecânica e Química. É exigida dos candidatos fluência em Inglês.

No dia 31 de outubro haverá outra palestra com representantes da empresa na UFRJ, às 12h, no Salão Nobre da Decania, bloco A, prédio do Centro de Tecnologia – Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária. Os interessados devem se inscrever e enviar o currículo pelo site da  Statoil: http://www.statoil.com/en/Careers/Graduates/Pages/default.aspx.