Categorias
Memória

Seminário na Faculdade de Direito discute obra do filósofo John Rawls

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UFRJ promove, de quarta a sexta-feira (19 a 21 de outubro), o seminário gratuito “Uma teoria da justiça 40 anos depois: razão, democracia e Constituição no legado político e filosófico de John Rawls". O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ, entre 9h e 20h.

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UFRJ promove, de quarta a sexta-feira (19 a 21 de outubro), o seminário gratuito “Uma teoria da justiça 40 anos depois: razão, democracia e Constituição no legado político e filosófico de John Rawls". O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ, entre 9h e 20h, e contará com participações de professores de universidades do Brasil e do exterior.

A conferência de abertura será feita por um dos principais filósofos do Direito, o alemão Otfried Höffe, da Universidade de Tübingen. O tema Reflective equilibrium in the age of globalization: an alternative to Rawls (“Equilíbrio reflexivo na era da globalização: uma alternativa a Rawls”, em tradução livre) será tratado às 9h desta quarta (19/10). Logo após as mesas com professores universitários durante o dia, trabalhos acadêmicos serão apresentados, entre 16h30 e 20h.

O seminário tratará da obra Uma teoria da justiça, lançada em 1971, pelo professor de Filosofia Política da Universidade de Harvard John Rawls, morto em 2002. Segundo a organização do evento, o objetivo do seminário é resgatar a discussão sobre a importância da teoria da justiça de Rawls e seus desdobramentos no final do século XX e começo do XXI.

Para mais informações, estão disponíveis o site do evento, o e-mail 40anostheoryofjustice@gmail.com, telefone (21) 2224-8904 ou fax (21) 2224-8904. A FD localiza-se na Rua Moncorvo Filho, nº 8, no Centro.