Peças e obras sacras da Capela de São Pedro de Alcântara estão em exposição

O público poderá ver peças restauradas e outros objetos sacros, retirados após incêndio na Capela de São Pedro de Alcântara, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, até o dia 7 de novembro. Para isso, serão agendadas visitas guiadas pelas obras de salvamento emergencial, por meio do telefone (21) 2543-6205. A exposição “Canteiro aberto” ocorre pela manhã (das 12h às 13h) e à tarde (das 16h às 17h). Em 28 de março, um acidente com maçarico destruiu a Capela, datada de 1852, o almoxarifado da Faculdade de Educação (FE) e o auditório Anísio Teixeira.

“O objetivo da exposição é prestar satisfação ao público do que está sendo feito no local”, afirmou Mauro Mendes, estudante do curso de Arquitetura, responsável pelo guia no horário da tarde. Para o trabalho, técnicos dividiram a área da capela em 24 quadrantes. O salvamento emergencial não é uma restauração e tem por prioridade interromper o arruinamento do bem, catalogar e registrar elementos salvos e salvaguardar o local. Segundo a arquiteta Camila Bezerra, da Biapó – empresa responsável pela obra, os funcionários trabalham agora para fechar o buraco do telhado da capela.

Durante o circuito, estão dispostos painéis com a história do Palácio Universitário e detalhes dos objetos artísticos que compunham o acervo. Mobiliário, vestimentas eclesiásticas, peças e outros objetos encontrados durante o trabalho encontram-se disponíveis. Dezenove cadeiras de madeira da capela foram salvas, sendo elas distintas umas das outras. Um lustre, dentre quatro, foi salvo e está na mostra, além de uma cabeça de santo. “Muitas peças ainda têm como ser salvas”, diz Camila. “A UFRJ deu um catálogo de tudo o que tinha ali para que nós soubéssemos o que procurar”, completa.

Segundo informações do diretor da Divisão de Preservação de Imóveis Tombados (Diprit), Paulo Bellinha, do Escritório Técnico Universitário (ETU) da UFRJ, até o momento, já foram destinados para o início do projeto de restauração do Palácio Universitário o valor total de R$ 5.153.164,49. A segunda etapa das obras de restauro, interrompidas pelo incêndio, começará no fim de outubro ou começo de novembro, envolvendo o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), a Escola de Comunicação (ECO) e a Faculdade de Educação (FE).

A exposição de objetos da Capela de São Pedro de Alcântara está no átrio do FCC, no Palácio Universitário, e o endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.