">

">

Inscrições abertas para congresso de estudos clássicos

O “18º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (Sbec)”, que acontece entre os dias 17/10 e 21/10, já tem tema definido e inscrições abertas. “Antiguidade: performance e recepção” foi o tema escolhido, uma vez que abrange as áreas de estudos sobre Antiguidade no Brasil. A maior parte da programação acontece no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e no Instituto de História (Ifcs/IH), ambos da UFRJ.

O Brasil já vem projetando-se ascendentemente nos estudos clássicos. Vários pesquisadores brasileiros produziram ou produzem trabalhos discutidos nos centros de excelência internacionais que se dedicam há vários séculos à Filologia Clássica, à História Antiga, à Filosofia Antiga, à Arqueologia e às Belas Artes. Isso trouxe, em 2004, o Congresso da Federação Internacional das Sociedades de Estudos Clássicos (Fiec) para o Brasil.

O Congresso da Sbec, maior e mais importante evento de estudos clássicos nacional e talvez da América do Sul, tem como característica a interdisciplinaridade traduzida no diálogo real e necessariamente complementar entre as áreas cujos temas se inscrevem no universo dos estudos clássicos.

As inscrições e consultas sobre locais podem ser feitas no site da Sbec, aqui.