Estudos sobre emissão de poluentes na atmosfera é tema da Jicac

Preocupação com a poluição atmosférica foi tema de apresentação no último dia da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac). O trabalho “Simulação numérica da dispersão de monóxido de carbono gerado por veículos automotores em ambientes urbanos” foi feito por Rafael da Silva Oliveira, estudante da graduação de Engenharia Química e bolsista do PRH-13/ANP – Processamento, Gestão e Meio Ambiente na Indústria do Petróleo e Gás Natural.

A metodologia utilizada consiste no estudo da dispersão de monóxido de carbono (CO) gerado durante a queima de combustíveis fósseis em veículos automotores. Também buscando relacionar o estudo com a legislação reguladora – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) – da emissão desse poluente ao longo dos anos, mais especificamente no período entre 1980 e 2010.

No trabalho, foi mostrado que fontes móveis são responsáveis por 77% dos poluentes emitidos na atmosfera. “A emissão de monóxido de carbono acontece porque a queima de combustíveis dos automóveis é incompleta. Se a queima fosse perfeita, emitiria dióxido de carbono (CO2), que é muito menos nocivo”, explicou Rafael.

Foi demarcado para o trabalho de campo um trecho da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro. “O lugar foi escolhido devido ao seu grande fluxo de automóveis em ambas as direções. E também da grande quantidade de pessoas que passam pela avenida e estão expostas aos poluentes, o que é uma preocupação na nossa pesquisa”, explicou o bolsista.

No Laboratório de Fluidodinâmica Computacional (LabCFD), o pacote de softwares Ansys foi escolhido para a segunda etapa do trabalho. O Design Modeler, CFX-Mesh/Icem e CFX foram utilizados para construir a geometria, malha e simulações numéricas, respectivamente.

Nos resultados finais, observou-se que há “discrepância muito alta de concentração de CO entre a melhor e a pior situação” analisada no trecho. A melhor estaria de acordo com a legislação reguladora dos últimos anos e a pior representaria a situação atual na região metropolitana do Rio de Janeiro. O que comprova a importância de órgãos reguladores na área ambiental aumentando as restrições através da legislação.

O trabalho apresentado ainda está em andamento. Segundo Rafael, o estudo sobre a emissão de poluentes feita por automóveis é apenas uma parte de um projeto que abrange estudos sobre como “a altura dos prédios e a localização de praças influencia no deslocamento do ar, bem como na dispersão dos poluentes”.