Categorias
Memória

Estudo analisa uso da goma de cajueiro no lugar de emulsificantes sintéticos

Na última terça-feira (4/10) foi realizado o segundo dia da “33ª Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural” (Jicac). Um dos trabalhos expostos teve como tema a “Avaliação de propriedade emulsificante da goma de cajueiro na estabilidade de emulsões”.

O aluno Bruno Corrêa Nascimento, do 5º período de Engenharia de Alimentos, trabalhou no projeto por sete meses no Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais (LTPN), do professor Daniel Weingart Barreto. Também orientaram o trabalho as professoras Kelly Alencar Silva e Joselia Alencar Lima.

Emulsificantes sintéticos são muito utilizados na indústria de cosméticos, mas causam alteração na camada lipídica, de acordo com Bruno. A pesquisa mostrou que a quantidade necessária de emulsificante sintético pode ser significantemente reduzida quando associada à goma de cajueiro, seiva produzida pela planta como forma de proteção.

Outra vantagem do uso industrial da goma, que é desperdiçada atualmente, é a capacidade de geração de novos empregos nas áreas de cultivo, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, melhorando a qualidade de vida na região.