Categorias
Memória

Paraty recebe o Desafio Solar Brasil 2011 em outubro

Entre os dias 25 e 29 de outubro, Paraty recebe o “Desafio Solar Brasil 2011”, competição de barcos movidos a energia solar organizada pelo Polo Náutico da UFRJ. Ao mesmo tempo, ocorre a “Festa do Mar e do Sol”, que inclui oficinas que abordam temas como energia limpa e renovável, sustentabilidade e reciclagem.

Entre os dias 25 e 29 de outubro, Paraty recebe o “Desafio Solar Brasil 2011”, competição de barcos movidos a energia solar organizada pelo Polo Náutico da UFRJ. Ao mesmo tempo, ocorre a “Festa do Mar e do Sol”, que inclui oficinas que abordam temas como energia limpa e renovável, sustentabilidade e reciclagem.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energia. O evento também divulga o potencial de aplicação de fontes alternativas de energia em embarcações, contribuindo para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

O “Desafio Solar Brasil” foi idealizado pelo Polo Náutico após a participação de uma equipe da UFRJ no “Frisian Solar Challenge 2006”, competição de barcos solares realizada a cada dois anos na Holanda.

Paraty foi sede da edição experimental da competição em 2009 e fechou a edição de 2010, que também teve etapas em Niterói e Cabo Frio. Nesta terceira edição, o evento já passou por Santa Catarina e pela cidade do Rio de Janeiro, na Cidade Universitária.