Assinatura de contrato entre a UFRJ e a V & M do Brasil

A UFRJ está recebendo mais uma empresa que irá instalar seu centro de tecnologia no Parque Tecnológico. A cerimônia de assinatura do contrato entre a universidade e a empresa siderúrgica V & M (Vallourec & Mannesmann Tubes) será realizada no dia 7 de outubro (sexta-feira).

O acordo com a siderúrgica deverá beneficiar diversos cursos do Centro de Tecnologia da UFRJ, não apenas os voltados para a questão de energia. Segundo Maurício Guedes, diretor do Parque Tecnológico, “ao contrário do que alguns supõem, as empresas do parque não se interessaram apenas por cursos ligados ao pré-sal. No caso da V & M, haverá interesse por diversas áreas da Engenharia, Química e Informática”.

Por conta disso, a V & M tem feito um trabalho de mapeamento dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento com os quais possam ser estabelecidas parcerias. Há expectativa de que dentro de seis meses os contratos começarão a ser firmados. “O pressuposto da vinda de qualquer empresa para o parque é que sejam geradas oportunidades de pesquisa em conjunto com os nossos grupos acadêmicos”, afirma Guedes.

A V & M e o “Vale do Silício” carioca

A V & M do Brasil é uma empresa especializada em tubos de aço sem costura, que possuem diversas aplicações, desde em transportes como em produção energética. Foi inaugurada em 1952 pelo presidente Getúlio Vargas e pertence ao empreendimento conjunto formado pelos grupos Vallourec e Mannesmann.

Com a instalação de um centro tecnológico no Rio de Janeiro, a V & M dá suporte à imagem que o Parque Tecnológico da UFRJ vem criando na mídia brasileira como o “Vale do Silício” carioca. Uma alusão à região da Califórnia, nos Estados Unidos, conhecida pela sua concentração de empresas de alta tecnologia.

“A V & M faz parte de um conjunto extremamente significativo de empresas que iniciam num mesmo momento atividades de pesquisa na nossa cidade. Isso é um passo importante para a consolidação do Rio de Janeiro como um centro de excelência em ciência, tecnologia e inovação”, conclui Guedes.

A cerimônia de assinatura do contrato, marcada pela presença do reitor da UFRJ, professor Carlos Antônio Levi da Conceição, é aberta para docentes, funcionários, alunos e imprensa. A cerimônia será realizada às 14h no Salão Nobre do Conselho Universitário (Consuni), localizado no Prédio da Reitoria – Av. Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.