">Foi aprovada nessa última terça-feira, dia 27 de setembro, na Faculdade de Letras (FL), a criação do curso de Libras (língua brasileira de sinais) da UFRJ nas modalidades licenciatura e bacharelado. O projeto foi aprovado por unanimidade na Congregação da FL,  um dia após o Dia Nacional dos Surdos.

Curso de Libras é aprovado por unanimidade na Faculdade de Letras

Foi aprovada nessa última terça-feira, dia 27 de setembro, na Faculdade de Letras (FL), a criação do curso de Libras (língua brasileira de sinais) da UFRJ nas modalidades licenciatura e bacharelado. O projeto foi bem recebido na Congregação da FL, que contou com aprovação unânime de todos os departamentos, um dia após o Dia Nacional dos Surdos.

A Congregação, que teve a participação de estudantes do curso de especialização em Libras e de intérpretes que faziam tradução, ressaltou o desenvolvimento de pesquisa na área, que está em ascensão em todo o Brasil, segundo a diretora da faculdade, Eleonora Ziller. A criação do curso era parte do trabalho da professora do departamento de Linguística, Lucinda Ferreira Brito, que por motivos de saúde, teve que se afastar da UFRJ. Entretanto, a persistência de seus orientandos, especialmente as docentes Deize Santos e Myrna Monteiro, fez com que o projeto sobrevivesse e pudesse encontrar sua forma definitiva com a criação do novo curso. Toda a sessão foi traduzida pelos novos intérpretes, servidores da UFRJ contratados no último concurso.

A Congregação contou também com a participação dos estudantes do curso de especialização em Libras, muitos deles surdos, o que deu a todos a dimensão da força inovadora da proposta, além de seu grande acolhimento junto à comunidade surda. Os estudantes presentes ressaltaram o valor simbólico daquela votação justamente na semana em que a comunidade se mobiliza em todo o país, pois 26 de setembro foi o dia nacional dos surdos.

Todos os departamentos se pronunciaram favoráveis à criação do curso e destacaram o caráter inovador do projeto. A professora Aurora Neiva, chefe do departamento de Anglo-germânicas ressaltou que a Faculdade inaugura uma nova possibilidade de se renovar e que todos terão muito a aprender com essa experiência. Trata-se não só de um novo curso de graduação, mas um amplo caminho de desenvolvimento de pesquisa numa área que vem crescendo em todo o país, concluiu a professora Eleonora Ziller, diretora da Faculdade, ao encaminhar a votação.

O curso de Libras oferecerá 40 vagas em horário noturno. O projeto será encaminhado e apresentado ao Conselho de Ensino em Graduação (CEG) e, se for aprovado a tempo, a Faculdade de Letras poderá contar com sua primeira turma desse projeto de caráter inovador no segundo semestre de 2012.