Chamada para trabalhos em congresso sobre sexualidade

Um congresso internacional para discutir as questões de gênero e sexualidade, questionando a vigência do discurso heterossexual. É esse o mote do "Queering Paradigms IV". Após ser realizado em universidades na Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, em 2012 a UFRJ e a UniRio sediarão o evento. A organização receberá propostas para trabalho e sessões coordenadas até o dia 15 de dezembro, por meio de sua página na internet. Uma comissão científica internacional sujeitará as propostas a um processo de avaliação de pares.

Para as comunicações individuais, o candidato deve enviar resumos com um mínimo de 1500 e um máximo de 3500 caracteres, seguidos por três palavras-chave. Já as sessões coordenadas podem ter entre quatro e seis participantes. A inscrição do grupo deve ser feita pelo coordenador, incluindo o resumo da sessão e os resumos de cada participante, contendo entre 1500 e 3500 caracteres, com as três palavras-chave.

De acordo com a comissão do congresso, os temas para submissão dos projetos de trabalho são queering ética, instituições, práticas de linguagem, artes e literaturas, práticas midiáticas, raças e etnias, epistemologias e metodologias, ativismos, temporalidades e geografias, corpos, corporificações e identidades.

Os trabalhos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês, mas o uso do inglês é recomendado pelo caráter internacional do evento. Os resumos devem ser escritos na língua na qual o trabalho será apresentado.

O congresso internacional "Queering Paradigms IV" será realizado entre os dias 25 e 28 de julho de 2012, e promovido pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UFRJ, pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social da UniRio e pela Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Como conferencistas, Annamarie Jagose (Universidade de Sidney/Austrália), José Quiroga (Universidade de Emory/EUA), Jack Halberstam (Universidade do Sul da Califórnia/EUA), Alípio Sousa Filho (UFRN), Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ) e Jô Gondar (UniRio).
Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail
queeringparadigms4@gmail.com, ou do site. O evento conta com página no Facebook (“Queer Paradigms 4”) e Twitter (@QueeringP4).