Acontece, na próxima segunda-feira, 26 de setembro, a sessão de abertura do “4º Simpósio Internacional de Letras Neolatinas” (Silen), que será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro. O evento tem como tema “Livro, leitor, leitura: desafio para as Letras”.

">Acontece, na próxima segunda-feira, 26 de setembro, a sessão de abertura do “4º Simpósio Internacional de Letras Neolatinas” (Silen), que será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro. O evento tem como tema “Livro, leitor, leitura: desafio para as Letras”.

">
Categorias
Memória

Simpósio de Letras Neolatinas começa dia 26 de setembro

Acontece, na próxima segunda-feira, 26 de setembro, a sessão de abertura do “4º Simpósio Internacional de Letras Neolatinas” (Silen), que será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro. O evento tem como tema “Livro, leitor, leitura: desafio para as Letras”.

Acontece, na próxima segunda-feira, 26 de setembro, a sessão de abertura do “4º Simpósio Internacional de Letras Neolatinas” (Silen), que será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro. Organizado pelo Departamento de Letras Neolatinas e pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras, o evento tem como tema “Livro, leitor, leitura: desafio para as Letras”  (colóquio em homenagem a Théophile Gautier)  e inclui, em sua programação, palestras e mesas-redondas com professores e estudiosos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O Silen é realizado a cada dois anos com o objetivo de impulsionar o intercâmbio e o diálogo entre pesquisadores e especialistas nacionais e estrangeiros que atuam nas áreas de Letras Neolatinas e afins.

Em sua quarta edição, o simpósio busca, principalmente, articular a relação das disciplinas que compõem a área dos estudos neolatinos em sua interface com a língua portuguesa e suas literaturas. Além disso, no ano de comemoração do bicentenário de nascimento do escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês, Théophile Gautier, o evento ainda proporcionará a análise da repercussão de suas obras sobre o estudo das Letras brasileiras.

A sessão de abertura contará com a conferência intitulada “A história cultural de textos, de livros e da leitura no Ocidente”, proferida pelo professor Roger Chartier, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, da França. A cerimônia acontecerá no dia 26, a partir das 10h, no Centro Cultural Horácio Macedo (auditório Roxinho), do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), localizado na Avenida Brigadeiro Trompowski, s/n, Cidade Universitária. Programação e informações no site http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/pages/eventos/iv-simposio/home.php.