Instituto de Psicologia promove fórum sobre terapia reichiana

O Instituto de Psicologia (IP) promoverá o “2º Fórum Reich – UFRJ 2011”, um ciclo de palestras com a participação de quatro instituições reichianas, a partir do próximo sábado (24/9). O evento contará com a participação do Instituto de Formação e Pesquisa Wilhelm Reich (IFP-Reich), do Núcleo de Psicoterapia Reichiana, da Rede Reich Orgonomia e da Ação Social Wilhelm Reich. A abertura do encontro será feita às 9h, por Marcos Jardim, diretor do IP, e conta com a participação do psicólogo Eugenio Marer.

Até 5 de novembro, cada sábado haverá apresentação de profissionais de uma destas instituições. A terapia reichiana é uma das principais linhas teóricas da psicoterapia, ao lado da junguiana e da freudiana. Foi criada pelo austríaco Wilhelm Reich (1897-1957), discípulo de Freud até 1934 e, assim como as ideias do mestre, atribui à repressão sexual grande parte dos problemas humanos. Esta terapia, uma espécie de precursora das terapias corporais modernas, prega a inseparabilidade entre corpo e mente.

O Instituto de Psicologia fica no campus da Praia Vermelha, 250, Urca. Outras informações podem ser obtidas no site do Instituto, www.psicologia.ufrj.br, pelo e-mail ip@psicologia.ufrj.br, ou pelos telefones: 3873-5329/3873-5342.

A cobertura completa do evento encontra-se no site http://www.nucleopsic.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=35&Itemid=35.