Agilidade no processo de polimerização será discutida no IMA

Fernando Reis da Cunha, engenheiro do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), é o próximo convidado do “Ciclo de Palestras” promovido pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) nesta quinta-feira (15/9), às 13h.

O profissional vai tratar dos sensores virtuais aplicados a processos de polimerização. Esses sensores, de acordo com Fernando da Cunha, poupam tempo nas medições de temperatura, pressão e massa, por exemplo, no processo de polimerização – combinação de monômeros para formação de uma macromolécula (polímero).

Para medir o índice de fluidez com sensores físicos, é necessário retirar amostra e fazer análise paralela ao processo de polimerização. “Com os sensores virtuais torna-se possível fazer essa medição durante o processo”, explica.

A palestra será no auditório do IMA, localizado na Avenida Horácio Macedo, nº 2.030, bloco J do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária.