Palestras apresentam novidades na produção de materiais poliméricos

Novas tecnologias e equipamentos para processos de transformação de polímeros em peças para indústrias serão apresentados no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA). As palestras fazem parte da 22ª edição do "Café com Polímeros", que ocorre na quarta-feira (14/9).

Quatro vezes ao ano, em média, o evento é organizado. A Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) Regional Leste, que abrange associados dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, é parceira do evento. A ABPol atua junto a empresas e instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento na área de materiais poliméricos.

Nesta edição, três engenheiros de empresas distintas do mercado levam ao público novas formas de produção de materiais poliméricos. Polímero é uma macromolécula presente em diversas aplicações, como no polietileno, usado, por exemplo, na fabricação de caixas d’água, cujo processo de formação é explicado logo na primeira palestra, às 9h. A rotomoldagem, isto é, moldagem por rotação, é um dos processos para transformar a matéria-prima em determinada peça.

Em seguida, os participantes poderão conhecer os usos da termoformagem e os tipos de equipamentos para o processo. A palestra, às 9h45, está dividida em quatro partes: explicação, peças utilizadas, moldes e ferramentas e tipos de máquinas do processo. A termoformagem consiste em esquentar em uma chapa um termoplástico que é moldado a vácuo ou por pressão de ar. É usado na produção de copos plásticos, para-lamas e embalagem de ovos, por exemplo.

Moldagem por injeção é o assunto da última palestra, às 10h30. Uma máquina de bicomponentes com uma nova tecnologia será apresentada, cujo processo de moldagem possibilita a produção de moldes maiores, usados, por exemplo, na indústria automobilística.

Abertas ao público, as palestras se realizarão no auditório do Instituto, que fica na Avenida Horácio Macedo, nº 2.030, bloco J do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária. Após as exposições, haverá um debate final com os engenheiros participantes.