">O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) apoiará a “Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro” (ArtRio), a se realizar do dia 8 a 11/9. O CLA fará parte da feira com monitores, alunos de graduação e de pós-graduação.

Extensão do CLA apoia feira de arte contemporânea

ArtRioO Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) apoiará a “Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro” (ArtRio), a se realizar do dia 8 ao dia 11 de setembro de 2011. Por meio de sua Coordenação de Extensão, o CLA fará parte da feira com monitores, alunos de graduação e de pós-graduação. No evento, serão apresentadas  obras de mais de 700 artistas de todo o mundo, reunidas pela primeira vez na cidade.

Idealizada pelas cariocas Elisangela Valadares e Brenda Valansi Osorio, sócias-diretoras da empresa Bex Feiras e Eventos Culturais, a “ArtRio”, em sua estreia, apresenta o maior número de galerias estrangeiras já visto no país, afirmando a efervescência e a visibilidade internacional do Rio de Janeiro no cenário da arte contemporânea.

Recentemente, a dupla se associou aos empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho. Nesta primeira edição, a “ArtRio” traz para o Píer Mauá o acervo de cerca de 80 galerias nacionais e internacionais, que abrangem desde a vanguarda modernista até a arte contemporânea, com muitas obras ainda inéditas no país. Badaladas galerias estrangeiras já confirmaram presença, tais como a do australiano Tristian Koenig, apresentando trabalhos inéditos de John Kleckner, e a de Riccardo Crespi, de Milão, trazendo a dupla Libia Castro & Ólafur Ólafsson, atuais representantes da Islândia na “Bienal de Veneza de 2011”.

Do Rio de Janeiro, participarão as galerias A Gentil Carioca, Anita Schwartz, Silvia Cintra + Box 4, HAP, Mercedez Viegas, Pinakotheke. De São Paulo, estarão a Vermelho, Mendes Wood, Marília Razuk, entre outras. Também marcarão presença na feira as galerias Quadrum, Lemos de Sá, AM e Celma Albuquerque, de Belo Horizonte, e Amparo Sessenta, de Recife. O evento ainda inclui o Programa ArtRio Vídeo, com a curadoria de Alberto Saraiva. E o Programa Solo Project, com a curadoria de Julieta Gonzalez e do galerista Pablo Leon de La Barra, reunindo trabalhos produzidos especialmente para a feira.

A “ArtRio” será realizada em dois galpões do Píer Mauá, de 12h às 20h. O endereço é Av. Rodrigues Alves, sem n°, entre os armazéns 2 e 3. O valor dos ingressos é de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para estudantes, mediante apresentação de carteira, e para maiores de 60 anos), podendo ser pagos em dinheiro, cheque ou cartões de crédito e débito. Maiores informações em www.artriofair.com.br.