">No próximo dia 15 de setembro, quinta-feira, a Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA) abre suas portas aos visitantes para uma Aula Aberta com a professora Beatriz Pimenta Velloso, que terá como tema a Bienal de Veneza 2011.

Um olhar sobre a “Bienal de Veneza 2011”

No próximo dia 15 de setembro, quinta-feira, a Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA) abre suas portas aos visitantes para uma Aula Aberta com a professora Beatriz Pimenta Velloso. A aula irá abordar como tema a "Bienal de Veneza 2011", que de acordo com a professora é “um evento que tem dois principais centros: os armazéns do antigo Arsenal e os pavilhões montados por cada país participante no pátio do campo de Giardini”.

Beatriz  é artista visual, doutora em Artes Visuais e professora de Escultura da Escola de Belas Artes/UFRJ. Seu trabalho em artes visuais se iniciou com gravura e pintura nos anos 1980; a partir dos anos 1990 trabalhou com fotografias e objetos. Atualmente, suas fotografias e vídeos estão dispostos em ambientes construídos para o uso do visitante.

Sobre o conteúdo a ser tratado, a professora ressalta ainda que “numa simples visita de cinco dias, assimilar todos os trabalhos e conceitos utilizados por artistas e coletivos que integram a `Bienal de Veneza` é uma tarefa impossível”. “Por isso  pretendo apresentar  comentários feitos a partir das fotos que captei, o que na verdade é um pequeno recorte que inclui, claramente, meu interesse pessoal e uma boa dose de acaso”, diz.

A Aula Aberta objetiva proporcionar aos ouvintes uma ideia dos trabalhos expostos na Bienal de 2011. É aberta a perguntas e participações, e acontece no dia 15 de setembro de 2011, das 10h às 12h, no Auditório 614 da Escola de Belas Artes, no prédio da Reitoria, Cidade Universitária.