">Trabalhar para expandir. Esse foi o pensamento ressaltado na Cerimônia de Celebração dos 25 anos do Programa de Extensão “Farmácia Escola” da Faculdade de Farmácia da UFRJ, que aconteceu na tarde da quinta-feira(26/08).

Comemoração do “Farmácia Escola” ressalta expansão para os próximos 25 anos

“Trabalhar para expandir”. Esse foi o pensamento ressaltado na Cerimônia de Celebração dos 25 anos do Programa de Extensão “Farmácia Escola” da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que aconteceu na tarde da quinta-feira(26/08).

Criado em agosto de 1986, o “Farmácia Escola” dá aos alunos, a oportunidade de estagiarem na própria Faculdade de Farmácia e é voltado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A assessora da Pró-reitoria de Extensão (PR-5), Selene Alves Maia, parabenizou a todos por contribuírem para o progresso do Programa e mostrou-se otimista para melhorar, ainda mais, as atividades nesta área. “O Programa nas condições atuais é sólido e que para o futuro ainda mais profissionais se agreguem através dos concursos públicos”, frisa a assessora.

O Programa “Farmácia Escola”, além do ensino, pesquisa e extensão, conta com mais duas dimensões fundamentais. A preocupação com a formação dos estudantes, encarados como agentes transformadores, e o importante papel que a universidade tem com a sociedade, também foram lembrados durante a celebração.

Com uma Farmácia Universitária, a UFRJ permite também a produção e o acesso a remédios mais baratos para a população. Carlos Rangel, ex-diretor da Faculdade de Farmácia e atual Pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) explica todo o desenvolvimento, ao longo dos 25 anos. “Os 350 estudantes, a instituição do Curso no Campus de Macaé, a abertura para estágios noturnos, o surgimento da Pós-graduação e o crescimento do corpo técnico chegando a 25 farmacêuticos aconteceram devido a uma forte liderança.”

Em retrospectiva sobre as atividades e projetos da Faculdade de Farmácia, a Professora Elisabete Pereira dos Santos destacou o 1º Simpósio Interno de Farmácia, também realizado em agosto, reforçando suas diretrizes. Cumprir seu papel na formação dos alunos, ampliar o leque de produtos para melhor atender o cliente, continuar a ser referência e fornecer medicamentos negligenciados por grandes indústrias, são importantes medidas a serem mantidas.

Também estavam presentes à mesa da cerimônia, a professora Diana Maul, Coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde(CCS), a professora Rita de Cássia da Silva Ascenção Barros, e todos os membros da equipe da Farmácia Universitária da UFRJ que foram devidamente homenageados.

Após a cerimônia, os presentes ainda foram contemplados com uma belíssima apresentação do Coral Madrigal, da Ilha do Governador. O grupo regido por Ana Maria Wiezzer entoou canções populares e foi aplaudido de pé por todos.