">Um novo software, capaz de diagnosticar a leucemia de modo inovador, foi apresentado nessa quinta-feira (25/08) na Coppe, durante evento do 1º Consórcio Euroflow, constituído de universidades de 12 países europeus, além da UFRJ.

Software avança no diagnóstico de leucemia

De acordo com o professor do Programa de Engenharia da Coppe, Carlos Eduardo Pedreira, programas anteriores tinham a incapacidade de análise mais completa e detalhada das células. “Muitas informações antes se perdiam. O dispositivo que está sendo apresentado é muito mais preciso de análise”, esclarece Carlos Pedreira, que coordena o grupo brasileiro com a professora Elaine Costa Sobral, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ).

O software considerado “revolucionário” obtém dados mais precisos no processo de citometria de fluxo. Determinado número de células são dispostas em um fio e medidas individualmente. “O processo possibilitou um avanço no diagnóstico da doença e aumentou as chances do paciente ser levado à cura. Um tipo de leucemia, a Leucemia Linfócita Aguda (LLA), comum na infância, tem 80% de cura. Com a nova tecnologia, crescerá ainda mais as chances de sobrevivência”, destaca o coordenador.

Desenvolvendo trabalhos com a Universidade de Salamanca, na Espanha, desde 2002, o programa é fruto dessa parceira. No IPPMG, de acordo com Carlos Pedreira, o diagnóstico em crianças é feito com o dispositivo, presente em mais de 20 países.

O workshop tem por objetivo trazer para o Brasil os avanços científicos alcançados pelo consórcio. “A ideia básica do consórcio é mostrar a importância da tecnologia aliada à medicina”, afirma o coordenador. O evento segue até sábado, dia 27. A programação completa está disponível através do endereço www.ippmg.org.br/imagebank/PROGRAMA-Workshop-EuroFlow-Rio-de-Janeiro.pdf.