">Ocorreu na tarde da quinta-feira (11/08) a aula inaugural dos cursos de Gastronomia e de Nutrição, no Auditório Hélio Fraga Filho do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ). O evento contou com a presença dos palestrantes José Hugo Celidônio, chef de cozinha, e da professora Virgínia Nascimento, que ressaltaram a importância dos profissionais dessas áreas.

Aula Inaugural ressalta a importância da formação de profissionais

Ocorreu na tarde da quinta-feira (11/08) a aula inaugural dos cursos de Gastronomia e de Nutrição, no Auditório Hélio Fraga Filho do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ). O evento contou com a presença dos palestrantes José Hugo Celidônio, chef de cozinha, e da professora Virgínia Nascimento, que parabenizaram os alunos por terem entrado para uma universidade federal e também ressaltaram a importância dos profissionais dessas áreas.

“O nutricionista deve ouvir as necessidades do cliente que, em muitos casos, apresentam vícios e descrenças em relação a sua dieta”, explicou Virgínia. Segundo ela, o papel do profissional de nutrição vem contribuindo cada vez mais para o bem-estar da sociedade “os efeitos visuais dos alimentos, a demonstração dos componentes da receita e as combinações que tornam as preparações mais aceitáveis e atrativas devem ser cada vez mais trabalhadas, pois os resultados mostram um interesse crescente do cliente em relação ao que ele vai consumir”.

Atualmente, a quantidade de alimentos que comemos é maior e muitas das vezes, as pessoas associam alimentos equivocadamente contribuindo para um desvio na alimentação. Portanto, profissionais da Gastronomia e de Nutrição devem trabalhar juntos idealizando variações e especificando a quantidade de alimentos correta para cada dieta, evitando assim possíveis rejeições.

Um dos responsáveis pelas mudanças gastronômicas ocorridas no Brasil ao longo dos anos, chef Celidônio ressalta a perspectiva histórica de sua área “no passado, havia uma grande influência da cozinha portuguesa, mas, sobretudo no início de 1980, os diversos restaurantes que começaram a ser inaugurados no Rio de Janeiro e o fato de que eu convoquei importantes Chefs para dar aulas, contribuíram para o cenário que temos hoje”.

Com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos se aproximando, as atividades no ramo estão cada vez mais movimentadas e muitas portas se abrirão para profissionais da Gastronomia. O chef complementa “a criação do curso de gastronomia foi uma ótima iniciativa desta universidade, a cada esquina abre um restaurante e o leque de oportunidades é muito grande”.

Os alunos receberam as boas vindas da coordenadora do curso de gastronomia, Nilma Morcerf, do vice-reitor, professor Antônio Ledo, da diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), professora Eliane Fialho e da coordenadora do curso de Nutrição, professora Avany Fernandes. Ainda durante o evento, Aloísio Teixeira, professor e reitor da UFRJ da gestão 2003-2011, recebeu das mãos de Nilma Morcerf, uma homenagem de honra devido aos seus esforços por instituir o curso de Gastronomia, pela criação do Restaurante Universitário, contribuindo assim para a expansão da UFRJ.