">O Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais (NCE/UFRJ) desenvolveu o projeto Sistemas de Informação para Gestão de Emergências visa apoiar com tecnologia a operação de comando das equipes de emergências do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Polícia e do SAMU.

NCE desenvolve sistema para apoio a equipes de emergência

Para elaborar a tecnologia foi necessário, inicialmente, o entendimento de como as decisões são tomadas no posto de comando durante situações de emergência. Depois, foi projetado um sistema colaborativo que visa fornecer a informação certa no momento certo para a pessoa certa e incentivar a colaboração entre os participantes.

O sistema foi projetado para ser operado por equipes de comando local utilizando uma mesa multitoque. Além das informações traçadas entre os membros desta equipe, o sistema recebe e processa automaticamente informações enviadas pelas equipes de operação através de dispositivos móveis, como telefones celulares e palmtops. Através das informações processadas nesta mesa de comando é possível ordenar o movimento de equipamentos e de equipes de resgate, visando o salvamento de vítimas e a redução de acidentes.

A mesa de comando comporta quatro operadores, um de cada lado, atuando de forma simultânea. O sistema desenvolvido apresenta as informações distribuídas em painéis, permitindo que as pessoas atuem em cada um individualmente ou em conjunto. Os painéis representam o local da emergência, o planejamento de busca e resgate de vítimas, a segurança da operação, os recursos e o resgate de corpos. O sistema e a tecnologia já foram apresentados informalmente a alguns membros do Corpo de Bombeiros.

O projeto é coordenado pelo professor Marcos Borges, do NCE e do Instituto de Matemática (IM/UFRJ) junto com os professores Adriana Vivacqua (IM) e José Orlando Gomes (Escola Politécnica). A tecnologia da mesa foi desenvolvida pelo aluno de mestrado André Engelbrecht do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ). O projeto conta ainda com mais dois mestrandos do PPGI e dois alunos do curso de Graduação em Ciência da Computação.