Categorias
Memória

China e Brasil discutem na Coppe cooperação na área ambiental

Oportunidades de cooperação entre China e Brasil na área de mudanças climáticas. Esse é o tema do seminário que será realizado na Coppe, dias 27 e 28 de julho. No evento, que reunirá especialistas e representantes de governo dos dois países, também será discutida a posição do Brasil e da China na Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que será realizada, em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Oportunidades de cooperação entre China e Brasil na área de mudanças climáticas. Esse é o tema do seminário que será realizado na Coppe, dias 27 e 28 de julho. No evento, que reunirá especialistas e representantes de governo dos dois países, também será discutida a posição do Brasil e da China na Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que será realizada, em junho de 2012, no Rio de Janeiro – e na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17), que acontecerá em Durban, na África do Sul, em  dezembro deste ano. Promovido pelo Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, o seminário inclui em sua programação a apresentação de projetos e pesquisas na área de energias renováveis desenvolvidos nos dois países.

Participam do evento o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; o diretor adjunto do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, Sun Chengyong; o diretor do Departamento do Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Luiz Figueiredo Machado; o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Carlos Nobre; o Presidente da Empresa de Planejamento Energético (EPE), Maurício Tolmasquim, e o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Eduardo Assad.
 

Sobre o Centro China – Brasil
O Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é fruto de uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. Sua missão é formular sugestões de estratégias e ações para subsidiar decisões dos governos brasileiro e chinês na área de energia e meio ambiente. Criado em janeiro de 2009, com apoio da Finep, o Centro é sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim, onde as duas instituições mantêm um escritório para coordenar suas atividades e estabelecer contatos com empresas brasileiras e chinesas interessadas em novas tecnologias desenvolvidas.

O evento, que começa dia 27 de julho, às 13h30, será realizado no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária. Confira a programação do evento no site de notícias Planeta Coppe: http://www.planeta.coppe.ufrj.br.