">A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ irá oferecer, no segundo semestre de 2011, um seminário de pós-graduação que funcionará como um grupo de estudos em torno das relações entre cinema e teatro. Ministrado pelos professores Denilson Lopes e Gabriela Lírio, as aulas gratuitas serão destinadas à pós-graduação, mas serão aceitos alunos de graduação, bem como ouvintes a depender da disponibilidade de espaço.

Escola de Comunicação oferece seminário sobre cinema e teatro

O seminário segue a linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Estéticas, sendo uma disciplina de pós-graduação, Meios de Comunicação, Poéticas e Estudos da Narrativa, assim como uma de graduação, Comunicação e Arte Contemporânea II (código: ECS507). As aulas serão às sextas-feiras, a partir de 19 de agosto, de 14h50 às 18h20. A leitura em inglês é obrigatória e os textos estarão disponíveis na pasta 33 da Xerox do Itamar, localizada no acesso à Faculdade de Educação (FE).

De acordo com Denilson Lopes, serão analisados os efeitos entre cinema e teatralidade que possibilitem compreender peças, filmes e performances, a partir de um trânsito entre as linguagens. “Partiremos do conceito de encenação, privilegiando a questão do espaço como um rico ponto entre cinema e teatro”, afirma o docente.

A ECO fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ, localizado na Avenida Pasteur, nº 250, Urca. As inscrições em disciplinas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) começam na próxima segunda-feira (18/07).