">A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e da Faculdade de Letras (FL), relizará o IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA).

UFRJ recebe IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada

IX CBLAA Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e da Faculdade de Letras (FL), por meio do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e do Departamento de Letras Anglo-germânicas, relizará o IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA).

O evento terá como tema “Linguística Aplicada e Sociedade” e objetiva proporcionar espaços para a visibilidade de apresentação e realização de discussão sobre as pesquisas feitas em diversas regiões do  país, além de intensificar o intercâmbio de pesquisadores que desenvolvem estudos na área de Linguística Aplicada (LA).

O  Congresso, que reuniu 700 profissionais do campo de LA em sua última edição, acontecerá este ano entre dos dias 25 a 28 de julho no CCMN, na UFRJ, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A universidade foi especialmente designada para receber o evento, já que em meio aos componentes da Diretoria da ALAB estão as professoras da FL/UFRJ Paula Szundy – presidente – e Christine Siqueira Nicolaides – tesoureira. De acordo com a programação já divulgada, serão apresentadas quatro conferências, seis mesas-redondas e vinte e um simpósios, além de comunicações temáticas e pôsteres.

Devido à sua importância como espaço de discussão para tópicos da área de Letras e Linguística, a Academia Brasileria de Letras (ABL) foi escolhida para sediar a abertura do IX CBLA. A cerimônia ocorrerá no dia 25 de julho, às 18h e será seguida pela apresentação da conferência intitulada “Contribuições das práticas transdisciplinares de pesquisa em LA”, com a Linguista Aplicada Profa. Dra. Inês Signori, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras atividades. A ABL é localizada na Av. Presidente Wilson, 203, no bairro Castelo, Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o IX CBLA no site http://www.alab.org.br/eventos/ix-cbla.