">Estão abertas as inscrições para o I Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, até o dia 12 de agosto de 2011. Com essa premiação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa revelar novos talentos, atraindo a atenção de estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores, e estimulando sua produção artística.

I Prêmio Fotografia – Ciência & Arte

Lançado no dia 27 de abril de 2011 na solenidade de comemoração do aniversário de 60 anos do CNPq, o prêmio foi concebido como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. Um de seus principais objetivos é promover uma abertura para a divulgação de trabalhos científicos relevantes, com a exposição de imagens feitas pelos próprios pesquisadores.

A premiação será atribuída em três segmentos: Lentes Convencionais, Lentes Especiais e Imagens Editadas. Esses segmentos são divididos em seis categorias: ambiente externo e paisagem humana; ambiente externo e paisagem natural; ambiente interno e estúdio; Micro (lupas, microscópios); Macro (telescópios, satélites); e ilustração científica ou imagem conceitual. É importante lembrar que todas as imagens inscritas farão parte do banco de imagens do CNPq.

A premiação para 1° lugar em cada categoria chega ao valor de R$ 8.000,00, podendo ser premiados ainda os segundos e terceiros lugares. Para efetuar a inscrição e esclarecer detalhes sobre o regulamento, aqueles os interessados devem acessar o site www.premiofotografia.cnpq.br..