">A adesão da UFRJ ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi debatida pelos professores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) durante a reunião do Conselho de Coordenação do CFCH, na última segunda-feira (04/07).

Decania e unidades do CFCH comentam adesão da UFRJ ao Enem

Marcelo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, comentou durante a reunião do Conselho de Coordenação do CFCH, na última segunda-feira (04/07), a adesão da UFRJ ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Corrêa e Castro questionou o modo como foi conduzido o debate sobre os critérios de acesso aos cursos de graduação, o que ele considerou como superficial.

“A preocupação não é apenas pela decisão em si, mas pela maneira como ela foi tomada”, afirmou o decano, que disse temer a perda de autonomia da universidade e lamentou não terem sido consultados os segmentos da Educação Básica antes da decisão ser tomada pelo Conselho Universitário (Consuni).

Para Celina Maria de Sousa Costa, diretora do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, “o debate não foi feito no nível de complexidade que merecia”. Segundo ela, que também faz parte da Comissão de Acesso do Conselho de Ensino de Graduação (CA- CEG) da UFRJ, a discussão do vestibular não foi pautada no CEG.

Também estiveram presentes na reunião diretores e representantes da Faculdade de Educação (FE), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Instituto de História (IH) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ.

Adesão total ao Enem

No último dia 30, o Consuni  decidiu que o acesso aos cursos de graduação da UFRJ em 2012 será feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU). As exceções serão somente para as vagas de cursos que exijam Teste de Habilidade Específica (THE). Durante a sessão, também foi decidido pelo Consuni que o percentual de vagas destinadas à ação afirmativa será ampliado para 30%.