Categorias
Memória

Cineclube exibe “O conto da aia” na Casa da Ciência

O cineclube Ciência em Foco exibe no dia 2 de julho, às 16h, na Casa da Ciência, o filme O conto da aia (Alemanha, 1990), do premiado cineasta alemão Volker Schlöndorff. O longa é uma adaptação da obra de ficção-científica homônima, da escritora canadense Margaret Altwood.

O cineclube Ciência em Foco exibe no dia 2 de julho, às 16h, na Casa da Ciência, o filme O conto da aia (Alemanha, 1990), do premiado cineasta alemão Volker Schlöndorff. O longa é uma adaptação da obra de ficção-científica homônima, da escritora canadense Margaret Altwood. A história se passa em um futuro próximo, onde não existem mais bens culturais, liberdade ou direitos civis, e as mulheres são os principais alvos de dominação.

Após a exibição do filme, a professora de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Lucia de La Rocque vai discutir a literatura utópica/distópica de autoria feminina, e questões de gênero, ciência e saúde enfatizadas pela ficção-científica, como as que envolvem o domínio patriarcal sobre o corpo e a mente das mulheres.

No primeiro sábado de cada mês, o cineclube Ciência em Foco exibe um filme seguido de debate. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. Mais informações sobre a programação do cineclube podem ser obtidas no site da Casa da Ciência (http://www.casadaciencia.ufrj.br/).

A Casa da Ciência da UFRJ fica na rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro. A entrada é franca.