">Na última quinta-feira (16/06), no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, às 18h, foi oficializada a criação do Espaço Alexandria. O objetivo do Espaço é a criação de uma conexão entre os pesquisadores da UFRJ e o público, apresentando à sociedade as novas descobertas científicas e a efervescência cultural, sem uma separação rígida das áreas de ensino.

Espaço Alexandria é oficialmente aberto

Na última quinta-feira (16/06), no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, às 18h, foi oficializada a criação do Espaço Alexandria. Coordenado pelo professor Luiz Bevilaqcua, diretor do CBAE, o objetivo do Espaço é a criação de uma conexão entre os pesquisadores da UFRJ e o público, apresentando à sociedade as novas descobertas científicas e a efervescência cultural, sem uma separação rígida das áreas de ensino, de forma gratuita. O exemplo vem da cidade egípcia de Alexandria, referência da ciência e cultura na Antiguidade, onde havia intenso diálogo entre cientistas: “O nome Alexandria tem intenção de fazer alusão ao que aconteceu há 2 mil anos, como um modelo”, afirma Bevilaqcua.

Segundo o professor, o objetivo do Espaço é ministrar palestras sobre temas centrais para o avanço científico e tecnológico e acerca de assuntos restritos a questões que interferem mais diretamente sobre nossas vidas. A partir de julho, já haverá encontros no CBAE, com o intuito de se criar um ambiente de café filosófico, o Café Alexandria: “Ambiente de confraternização de livre acesso, fonte de convergência de saberes onde eventualmente conhecimentos de origens diversas possam abrir novas janelas para o futuro”, conclui Bevilaqcua. Para ele, o Espaço deve ser um “berço de futuros prêmios Nobel brasileiros”.

Bevilaqcua acredita que a universidade precisa recuperar seu papel “primordial de promover o diálogo de saberes”, levando ao público as conquistas e os “horizontes abertos pela ciência e tecnologia do século XX”. Segundo a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da UFRJ, Cristiane Costa, os idealizadores do Espaço já se reúnem há cerca de um ano e meio, mas apenas agora o Espaço está realmente inaugurado. Para encerrar a cerimônia de abertura do Espaço Alexandria, houve a apresentação do Quinteto Experimental de Sopro da Escola de Música (EM) da UFRJ.

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, antiga Casa do Estudante, localiza-se na Avenida Rui Barbosa, número 762, no Flamengo.