“A etnografia nas pesquisas de saúde pública”

A palestra “A etnografia nas pesquisas de saúde pública”, promovida pelo Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ) ocorreu na última quinta feira, dia 16 de junho. O evento foi no salão azul do Instituto de Biologia do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), e teve como conferencista a professora Danielle Groleau, acadêmica da McGill University (Montreal, Canadá), antropóloga em saúde e doutora em saúde pública. A palestra, aberta à comunidade, foi parte do “V Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes”, cujo objetivo é de promover debates sobre a pesquisa acadêmica no campo da educação em Ciências e Saúde.

A palestra ocorreu de forma interativa: a professora Groleau estabeleceu pequenos diálogos com os espectadores, onde discorreu sobre o conceito de que conhecimento é poder, passou pelos temas da antropologia nativa, da autobiografia étnica e de etnografia autobiográfica. Durante o evento, ficou clara a utilização da etnografia como principal abordagem metodológica da antropologia médica. A palestrante falou ainda sobre quatro abordagens teóricas da antropologia médica que podem ser utilizadas no campo da etnografia: a abordagem ecológica ou racional, a abordagem cognitiva, a abordagem interpretativa e a abordagem crítica.

“Achei bastante interessante, complementou algumas lacunas que haviam ficado durante o estudo.” Esta foi a opinião sobre a palestra, fornecida pela doutoranda do Nutes/UFRJ Fernanda Portronieri, que já realizou pesquisas no campo da etnografia. De acordo com a professora Flávia Rezende, coordenadora do Programa de Pós-graduação, a presença da professora Groleau como conferencista no “V Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes” foi possível graças a um convite feito por intermédio da professora Ivone Cabral, da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.