Professor discute Derrida e o paradoxo da experiência no Ifcs-UFRJ

Na última terça-feira (14/06), segundo dia do I Colóquio Internacional Desconstrução, Linguagem, Alteridade: heranças de Jacques Derrida, às 18h, o professor Rafael Haddock-Lobo, do Laboratório de Filosofias da Alteridade (Khôra), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, ministrou a palestra Aporia da experiência – experiência da aporia, a partir de estudos do francês Jacques Derrida. No Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, o docente expôs sua visão sobre a metafísica da presença, da “impossibilidade da experiência” e da aporia (paradoxo), abordada por Derrida em seus livros, como A voz e o fenômeno (1967).

Derrida foi um filósofo pós-moderno, para quem as noções de tempo e realidade são relativas e maleáveis. “Ao longo de seus textos, pretendeu se afastar de uma postura filosófica ligada à presença, como se a Filosofia fosse capaz de unir mais as pessoas à realidade. Ele não é muito afeito a esse conceito”, afirma Haddock-Lobo. Na tentativa de alargar o próprio conceito de experiência, ressalta que “experiência sempre designou a relação de presença”.

Para compreender melhor a ideia de aporia, tema central da palestra, a professora Fernanda Bernardo, da Universidade de Coimbra, na conferência de abertura do Colóquio, às 18h de segunda-feira (13/06), deu o exemplo do paradoxo de nossa “presença não-presente” em nosso nascimento e em nossa morte. Ou seja, estivemos em nossa chegada e estaremos em nossa partida, no entanto não as experimentamos realmente, já que somos passíveis a elas.

Concluindo a palestra, Haddock-Lobo afirma que Derrida, em sua prática de desconstrução, tem por intuito não resolver as aporias, os paradoxos da experiência, ou entender apenas que resolvê-las é uma prática difícil. “Inscrever a aporia como algo na ordem da impossível resolução. Filosofia como método de apontá-las, e não resolvê-las”, finaliza. Em seguida, houve o pré-lançamento do livro do palestrante Rafael Haddock-Lobo, Para um pensamento úmido.

O evento vai até a próxima sexta-feira (17/06), contando com a presença de professores de universidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio e Ceará, assim como da Universidade de Buenos Aires e Coimbra.

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ fica no Largo do São Francisco, número 1, Centro do Rio.