Professores da UFRJ, UFF e Uerj são os convidados da III Rodada Latino-Americana

O Laboratório de Estudos da América Latina (Leal) realiza, na próxima sexta-feira, às 14h30, a III Rodada Latino-Americana, no prédio anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Professores da UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vão expor seus trabalhos nas áreas de Segurança, Política Externa e Integração na América do Sul.

A palestra da professora Joana Vargas, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), será sobre o tema Violência e narcotráfico na América Latina. Questões sobre segurança internacional na América do Sul também serão levantadas por Alexander Zhebit, também professor do Nepp-DH.

O professor Eurico Figueiredo, coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da UFF (Nest), vai discutir os desafios estratégicos brasileiros no primeiro quarto do século XXI. Por fim, haverá a palestra de Miriam Saraiva, professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Uerj, com o tema Política externa e integração sul-americana.

O Leal é coordenado pelo professor Marcelo Coutinho, do curso de Relações Internacionais da UFRJ, e faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ. Mais informações sobre o laboratório e as Rodadas Latino-Americanas podem ser obtidas no blog do Leal.

O CFCH está localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro.