Ipub-UFRJ debate Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Bruno Palazzo Nazar, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ), esteve na última sexta-feira (11/06) no Auditório Leme Lopes do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, em palestra que abordou os estudos na área de associação do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O objetivo foi compreender melhor a relação do TDAH com os transtornos alimentares e a obesidade de forma a avançar medicamente na área.

O TDAH caracteriza-se por ser um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e geralmente acompanha o indivíduo ao longo da vida. Os principais sintomas a serem observados para o diagnóstico da doença são hiperatividade, inquietude, desatenção e impulsividade. O baixo rendimento escolar também é um dos fatores que indicam uma possível presença de TDAH.

Com relação aos transtornos alimentares e obesidade, Bruno afirma que “pacientes com TDAH teriam distúrbios do sono, fato que poderia ser responsável por um aumento da fome”.  Ainda segundo o pesquisador, “os estudos mostram que adolescentes com TDAH podem apresentar maior risco de desenvolver distúrbios alimentares”. No campo específico da obesidade constatou-se que “mulheres obesas possuem maior chance de apresentar TDAH. A freqüência do transtorno sofre um aumento de acordo com o aumento da obesidade”.