Categorias
Memória

Exposição de fotos no Palácio Universitário

A Galeria Vitrine, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ exibe, até o final de junho, a exposição Paisagens urbanas quase sem paisagens, de Alberto Pucheu, filósofo, poeta, ensaísta, professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras da UFRJ.

 A Galeria Vitrine, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ exibe, até o final de junho, a exposição Paisagens urbanas quase sem paisagens, de Alberto Pucheu, filósofo, poeta, ensaísta, professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras da UFRJ. A série de 20 fotos mostra frases anônimas escritas em muros das cidades do Rio de Janeiro, São Luís e Lisboa (Portugal). Em sua maioria, as mensagens sugerem uma reflexão sobre o cotidiano. “Por serem poéticas, muito diferentes das palavras de ordem habitualmente religiosas ou pseudoanarquistas, elas não se deixam mais ser esquecidas”, explica Pucheu.

A mostra “fez parte da ocupação artística do evento ArteForum, ocorrido nos dias 4 e 5 de junho, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. “Foi muito gratificante a participação. Foi a primeira vez que participei enquanto criador de algo fora dos âmbitos literário e acadêmico”, diz Pucheu.

Segundo o fotógrafo, a exposição busca reunir o que está disperso, “formando um belo arranjo urbano e nos deixando ver uma poética política de uma comunidade anônima que nos constitui e é constituída por todos nós”. As fotografias são, de acordo com o fotógrafo, “frases que colho na boca dos muros da cidade, percebendo e pensando o que ela está dizendo para nós, o que sua voz leva a pensar e a sentir”, completa o artista.

A mostra pode ser vista no andar térreo do Palácio Universitário da Praia Vermelha. A entrada é franca. O endereço é Av. Pasteur, 250, Urca.