Categorias
Memória

Nilcéa Freire pretende dar continuidade a parcerias entre Fundação Ford e Nepp-DH

Nilcéa Freire, diretora da Fundação Ford no Brasil e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulher, manifestou a intenção de dar continuidade à parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ. A afirmação foi feita durante a visita, na tarde da última terça-feira (07/06), às instalações do núcleo, situado no prédio anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha. “Essa visita hoje é a renovação do nosso desejo de parceria e de continuar, de alguma maneira, acompanhando o trabalho”, declarou Nilcéa.

Acompanhada por Letícia Osório, futura assessora do Programa de Direitos Humanos da Fundação Ford no Brasil, e por Denise Dora,  atual assessora, Nilcéa conversou com professores, pesquisadores e funcionários do NEPP-DH-UFRJ. De acordo com ela, “o trabalho do núcleo é extremamente importante. É um passo que foi dado na gestão do professor Aloísio (Teixeira, reitor da UFRJ), da professora Suely (Souza de Almeida) e do professor Marcelo (Macedo, decano do CFCH), na institucionalização do núcleo dentro da UFRJ, criando, assim, as condições para que trabalhos, como o do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), não corram nenhum risco de acabar”. O NEPP-DH foi inaugurado em 2006 e atua como órgão suplementar do CFCH, na época coordenado pela professora Suely Souza de Almeida.

O professor Ricardo Rezende salientou o apoio da fundação durante o processo de proteção e organização dos arquivos do GPTEC. De acordo com Rezende, peças de processos, relatórios e depoimentos de trabalhadores vítimas do trabalho escravo no Brasil estão hoje devidamente preservados, graças também à parceria com a fundação.

Além do GPTEC, a diretora do NEPP-DH, Mariléa Venâncio, apresentou os grupos de pesquisa e extensão que fazem parte do núcleo: Observatório da Laicidade do Estado (OLE), Observatório da Lei Maria da Penha, Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (GESOC), Laboratório de Estudos da América Latina (LEAL), Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM), Centro de Referência da Mulher (CRM), Curso de Teorias Sociais e Produção de Conhecimento.

O encontro contou com a presença dos professores Alexander Zhebit, Eliana Moura e do decano do CFCH, Marcelo Macedo, que reafirmou a importância da unidade como uma articulação entre a extensão e a pesquisa. “O NEPP-DH é um exemplo da extensão articulada dentro da universidade”, afirmou o decano.

Fundação Ford

A Fundação Ford é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos para oferecer apoio a pessoas e instituições de todo o mundo comprometidas com o desenvolvimento humano, consolidação da democracia e redução da pobreza e injustiça social.