Categorias
Memória

Inscrições abertas para o curso de especialização Gestão da Universidade Pública Federal

Têm início, nesta quarta (08/06), as inscrições para o curso de especialização Gestão da Universidade Pública Federal. O curso é gratuito e dirigido a servidores técnico-administrativos da UFRJ e da Universidade do Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

 Têm início, nesta quarta (08/06), as inscrições para o curso de especialização Gestão da Universidade Pública Federal, promovido pela Faculdade de Educação (FE), Instituto de Psicologia (IP) e Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O curso é gratuito e dirigido a todos os servidores técnico-administrativos da UFRJ e da Universidade do Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Do total de 50 vagas disponibilizadas, 40 serão para os funcionários da UFRJ e outras dez para os da UniRio.

O objetivo é aprofundar os conhecimentos dos servidores sobre conceitos atuais de administração pública, democracia e planejamento, assim como prover senso crítico que contribua para o domínio operacional do trabalho em questão. As disciplinas do curso se darão em três eixos: Democratização e formação de políticas públicas, Recursos humanos e organizações e Processos de trabalho na universidade pública federal.

O curso tem duração de 18 meses, com total de 460 horas em regime presencial. Poderão participar funcionários que tenham pelo menos três anos de experiência relacionados com as áreas de gestão administrativa acadêmica, planejamento, execução, avaliação de projetos, auditoria interna, organização e métodos, orçamento, finanças, patrimônio, protocolo, arquivo, administração de desenvolvimento de pessoal, atendimento ao público e serviços de secretaria.

Seleção 

A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas: de 28 de junho a 1º de julho haverá a análise da documentação entregue no ato da inscrição. Os nomes dos candidatos aprovados na primeira etapa, de caráter eliminatório, serão divulgados em 4 de julho, no site do curso. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será realizada de 5 a 9 de julho, e constará de entrevista em grupo para análise da justificativa do candidato para sua proposta de pesquisa e/ou trabalho de intervenção aos eixos do curso, disponibilizado no site e entregue no ato da inscrição. O resultado final será divulgado em 18 de julho.

O período de inscrição do curso vai até 27 de junho e a inscrição dos candidatos deve ser feita através do preenchimento de formulários encontrados no site do curso. A documentação deve ser entregue na sala 45 do Prédio do CFCH-UFRJ, das 10h às 16h. O CFCH fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ, na Avenida Pasteur, nº 250, Urca.