Professores do IH-UFRJ manifestam pesar pela morte de Eulália Lobo

Os docentes do Instituto de História (IH) da UFRJ manifestam pesar pelo falecimento da professora Eulália Maria Lahmeyer Lobo, ocorrido no último dia 31. A docente foi a primeira mulher a defender tese de doutorado em História no Brasil, segundo o verbete com seu nome no Dicionário mulheres do Brasil. Nascida em 1924, no Rio de Janeiro, foi professora titular de História da América da antiga Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde ingressou em 1963. Em 1985, tornou-se professora emérita da instituição, consagrando o longo período de dedicação às atividades acadêmicas da universidade.

Eulália foi pioneira nos estudos históricos sobre a América Ibérica e muitas das suas publicações marcaram a historiografia brasileira, tendo como destaque livros como Administração colonial luso-espanhola (1952); História do Rio de Janeiro (1978); e Rio de Janeiro Operário: natureza do Estado e conjuntura econômica, condições de vida e consciência de classe (1930-1970) (1992).

A docente esteve ainda à frente da criação do curso de Mestrado em História Social da UFRJ. “Seus esforços para a implantação e montagem da estrutura institucional e acadêmica da pós-graduação foram decisivos para o êxito de hoje gozamos”, assinala a moção. “A professora Eulália Lobo soube aliar inteligência estimulante e competência profissional com dignidade humana, mantendo, apesar das dificuldades da época, firme e exclusivo compromisso com a diversidade acadêmica e a excelência intelectual. Seu legado é realmente exemplar”, completa a missiva.

A professora foi sepultada na última quarta-feira passada (01/06) no Cemitério São João Batista, na zona sul do Rio. Deixa duas filhas, três netos e uma bisneta.