Categorias
Memória

Linguista búlgaro Todorov vem ao Rio

O ciclo de palestras "Forma e Sentido Contemporâneo" começa na terça-feira, 7 de junho, com a participação do lingüista búlgaro Tzvetan Todorov, um dos mais célebres intelectuais radicados na França. O evento conta com apoio da Faculdade de Letras da UFRJ.

TodorovO ciclo de palestras "Forma e Sentido Contemporâneo" começa na terça-feira, 7 de junho, com a participação do linguista búlgaro Tzvetan Todorov, um dos mais célebres intelectuais radicados na França. O evento conta com apoio da Faculdade de Letras da UFRJ.

Estudioso de semiologia, Todorov aplicou o método estruturalista à Literatura e à crítica literária. Recentemente, Todorov publicou A literatura em perigo (Ed. Difel, 2007), obra que provocou polêmica nos círculos acadêmicos, ao criticar a tendência dos estudos literários contemporâneos de encarar os textos como meros pretextos para o exercício da análise estrutural. Ao proceder assim, a literatura, segundo ele, perde o seu sentido mais importante, que é o de fazer repensar, tanto o mundo quanto a si mesmo.

Depois dele, sempre às terças-feiras, terão vez a crítica literária norte-americana Marjorie Perloff (dia 14); do poeta francês Michel Deguy (dia 21); e o músico, professor e ensaísta brasileiro José Miguel Wisnik (dia 28). As reservas já estão esgotadas.

As três primeiras palestras terão tradução simultânea.

Ciclo de palestras "Forma e Sentido Contemporâneo"
Curadoria, direção e apresentação: Antonio Cícero
Palestrantes:
Tzvetan Todorov – 7 de junho
Marjorie Perloff – 14 de junho
Michel Deguy – 21 de junho
José Miguel Wisnik – 28 de junho
Horário: 19h30 às 20h30
Entrada franca
Capacidade: 84 lugares Classificação indicativa: livre
Local: Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Telefone: (21) 3131-3060

Link do evento: http://www.formaesentido.com.br/FORMAESENTIDO.html