">Na próxima quarta-feira, dia 08, o Setor Cultural da Faculdade de Letras/UFRJ realizará o lançamento do livro "A Revolta do Batalhão Naval", do historiador Henrique Samet, professor adjunto do Setor de Letras Orientais e Eslavas da UFRJ.

A Revolta do Batalhão Naval

Na próxima quarta-feira, dia 08, o Setor Cultural da Faculdade de Letras/UFRJ realizará o lançamento do livro A Revolta do Batalhão Naval, do historiador Henrique Samet, professor adjunto do Setor de Letras Orientais e Eslavas da UFRJ. Publicado pela editora Garamond, o trabalho contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do Programa de Auxílio à Editoração (APQ3).

Na obra, o autor trata os desdobramentos da Revolta, um tema pouco explorado pela historiografia atual. Ocorrido na mesma época em que se deu a conhecida Revolta da Chibata, o episódio é relevante para a compreensão do momento político da ocasião. Até hoje o tema é polêmico, principalmente quando se aproximam comemorações de eventos relacionados com a Revolta da Chibata ou com a figura de João Cândido.

O lançamento acontece no dia 08 de junho, às 11h30, no Auditório E-3 da Faculdade de Letras/UFRJ, Cidade Universitária.