Categorias
Memória

I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas

“Ah, isso é só uma inflamaçãozinha”. Apesar de comum, uma afirmação como essa reflete claro desconhecimento sobre os possíveis e graves desdobramentos que uma inflamação pode acarretar.  Para tentar discutir o papel do processo inflamatório em diversas áreas, como obesidade, câncer e doenças degenerativas, nos dias 2 e 3 de junho, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) promove, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (Jardim Botânico), o “I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ”.

“O evento é algo inovador no Rio de Janeiro e, talvez, no Brasil”, afirma a professora Patrícia Dias Fernandes, do Programa de Graduação de Farmacologia da UFRJ e integrante da comissão organizadora do evento. Segundo ela, o projeto foi pensado para cobrir uma demanda existente no assunto, congregar especialistas para apresentar e discutir os mais recentes avanços no setor, mostrando o envolvimento da inflamação em diversos sistemas.

O evento já alcançou o limite de 230 inscritos e mais 40 pessoas estão na lista de espera. “Algumas pessoas inscritas já avisaram que não vão e sabemos que o índice de desistência varia entre 10% e 15%.Os integrantes da lista de espera poderão participar e ganhar certificado, mas, provavelmente, não devem receber material”, avisa a organizadora.

Inflamação é importante porque quase todos os problemas/doenças se originam de uma inflamação ou causados por ela, explica a professora. “Uma doença autoimune pode ser desencadeada por uma reação inflamatória e algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, também parecem iniciar com uma inflamação não controlada. Além disso, já se sabe que há uma relação estreita entre obesidade e problemas inflamatórios”, afirma a coordenadora.

Proposta de workshop anual

Organizado pelas professoras Claudia Farias Benjamim, Josiane Neves Sabbadini, Marilia Zaluar Guimarães e Patricia Dias Fernandes, todas do ICB, o workshop conta com palestrantes nacionais, tanto da UFRJ como de outras instituições (Fiocruz, UFF, USP), e internacionais. “A intenção é tentar fazer o workshop anualmente, para que ele se torne um evento a ser inserido no calendário de simpósios”, conta Patrícia.

A promoção do evento possui auxílios financeiros da Faperj, do ICB, da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e do Capes. Voltado para alunos de Pós-graduação, pós-doutorandos, professores e todos os interessados e que trabalham com inflamação, os participantes ganharão certificado de participação e material (bloco com resumo das palestras, caneta, crachá e pasta).

"Os alunos de pós-graduação que indicaram no momento da inscrição e que quiserem também ganhar crédito na Pós-graduação terão que participar do evento e ir a mais duas aulas a serem ministradas por dois palestrantes internacionais que ocorrerão na quarta-feira antes do evento e na segunda-feira pós-evento”, esclarece.