">Na sessão desta quinta-feira, 26/05, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou uma resolução, proposta pelo professor Luiz Affonso Marins, pró-reitor de Pessoal (PR-4),  reafirmando a legalidade dos concursos feitos para a contratação de professores substitutos do Colégio de Aplicação (CAp).

Consuni aprova resolução em defesa dos professores do CAP

Estudantes almoçam no ConsuniNa sessão desta quinta-feira, 26/05, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou uma resolução, proposta pelo professor Luiz Affonso Marins, pró-reitor de Pessoal (PR-4),  reafirmando a legalidade dos concursos feitos para a contratação de professores substitutos do Colégio de Aplicação (CAp).  A medida foi tomada para auxiliar nas gestões feitas pela universidade junto ao Ministério da Educação visando à regularização de 28 professores do CAp.

O Conselho aprovou ainda a concessão do título de Professor Emérito a três docentes aposentados da universidade: a professora Adelaide Maria de Souza Antunes, da Escola de Química e os professores José Murilo de Carvalho, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) e José Paulo Netto, da Escola de Serviço Social. Todos foram aprovados por unanimidade.

O final da sessão foi marcado por uma manifestação de estudantes, em sua maioria do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), reivindicando o cumprimento do prazo estipulado para a inauguração do Restaurante Universitário CT-CCMN. Os estudantes levaram quentinhas e almoçaram dentro do Salão do Conselho Universitário. A manifestação, democrática, não impediu as deliberações do Conselho.

Monitoramento dos animais abandonados
No período de meia hora destinado ao expediente, a ouvidora da UFRJ, Cristina Riche abordou o problema do sistemático abandono de animais domésticos no campus da Cidade Universitária e sugeriu a criação de um Centro de Monitoramento de Animais – a exemplo de experiência semelhante feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – capaz de registrar os animais, vermifugá-los e vaciná-los. Pela proposta de Cristina, o Centro promoveria campanhas de adoção para esses animais e de conscientização da posse responsável dos mesmos. O abandono de animais em área federal constitui crime.